Lançado com exclusividade em e-book, o livro Retratos do Brasil pré-modernista e modernista reúne contos de norte a sul do Brasil que apresentam variados retratos nacionais dentre os anos 1890 e 1940. As lendas do boto e do lobisomem, os causos do interior mineiro e goiano, as lembranças de infância, as surpresas e reviravoltas dos pampas gaúchos, o encanto das novas tecnologias, os perigos da capital carioca, o frenesi urbano, enfim, diferentes histórias compõem um panorama multifacetado, que aguarda o olhar atento do leitor moderno a adentrar o país.  

Os autores dos contos são: Mário de Alencar * Júlia Lopes de Almeida * Afonso Arinos * Machado de Assis * Arthur Azevedo * Lima Barreto * Olavo Bilac * Coelho Netto * Figueiredo Coimbra * Domício da Gama * Simões Lopes Netto * Antônio de Alcântara Machado * Raymundo Magalhães * Urbano Duarte * Raul Pompéia * Hugo de Carvalho Ramos * Garcia Redondo * João do Rio * Inglês de Souza

Sobre os organizadores 

Danielle Crepaldi Carvalho é graduada em Letras pela Unicamp, onde pesquisou, durante o Mestrado, a produção teatral de Coelho Netto. Na mesma instituição, estuda, em seu Doutorado, as crônicas brasileiras dos anos 1894 a 1920 e suas relações com o cinema. Colaborou na organização das antologias de João do Rio (2010) e de António de Alcântara Machado (2012), ambas publicadas pela Lazuli.

Alexandre Prudente Piccolo possui licenciatura em Letras pela Unicamp, onde estuda, junto ao Departamento de Linguística, a produção do poeta latino Horácio (área de Letras Clássicas), sem abandonar o gosto pela literatura brasileira.