coverLançado na versão digital, Novos Baianos revela a história de um dos principais grupos da Música Popular Brasileira nos últimos cinquenta anos. O poeta, diretor e letrista Luiz Galvão, um dos fundadores, é quem conta os bastidores de um dos símbolos da afirmação da liberdade e da democracia no Brasil.

O livro conta também as desventuras do jovem grupo que surgiu na década de 1970, a relação com as drogas, as trapalhadas com a polícia e o cotidiano intenso vivido em comunidade.

untitled-3Entre muitas histórias, o autor destaca o papel inspirador de João Gilberto na construção da identidade cultural do grupo e de Acabou Chorare, álbum que seria eleito em 2007 pela revista Rolling Stone como “a maior obra prima da música brasileira”.

Seus integrantes – Moraes Moreira, Baby Consuelo (hoje Baby do Brasil), Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Charles Negrita, Jorge Gomes, Gato Felix, Baixinho, Bola Morais, Dadi e Galvão – representaram a liberdade proibida nos tempos da ditadura militar. Narrando como quem dialoga com o leitor, o autor mostra alguns momentos difíceis vividos pelo grupo, o cotidiano em comunidade e os amores pela música e o futebol.