Nessa antologia organizada por Fernando Marcílio Lopes Couto, o leitor está prestes a entrar em um mundo diferente do seu, no qual computadores, internet e celulares simplesmente não existem.

Neste mundo “estranho”, há narrativas agradáveis e envolventes. Histórias contadas com sabor e inteligência. O mundo que o leitor vislumbra nessas páginas é o alvorecer da modernidade brasileira pela perspectiva de Arthur Azevedo, Machado de Assis, Adolfo Caminha, Raul Pompéia, Pedro Rabello, Domício da Gama, Aluísio Azevedo e Inglês de Sousa.

Os autores dos contos que serão lidos aqui tomaram para si a missão de registrar “a memória do presente” e usufruir dos “privilégios propiciados pela circunstância”.

Antologia de contos realistas_Fernando Marcilio Lopes CoutoFernando Marcílio Lopes Couto é formado em História e Letras pela Unicamp. Desde 1989, atua como professor na rede particular de ensino. Couto acredita que a melhor coisa da sala de aula é conseguir transmitir ao aluno o prazer de ler e compreender o texto literário.