Mais um dos lançamentos da Lazuli Editora na versão digital, João do Rio – Antologia de Contos traz aos leitores um panorama da obra de contista de João do Rio, um dos principais e mais argutos narradores da sociedade carioca do início do século XX, época de importantes transformações modernizadoras nas grandes cidades.

Capa_ João do RioNenhum detalhe escapa da minuciosa observação desse escritor implacável, capaz de traduzir com fina ironia o espírito de toda uma época. Figurando ao lado de Machado de Assis e Lima Barreto como um dos mais importantes nomes da prosa urbana brasileira do início do século XX, o escritor e jornalista João do Rio (principal pseudônimo de João Paulo Alberto Coelho Barreto, 1881-1921) foi uma personalidade original, polêmica e arrojada para os padrões da época, refletindo em sua obra o olhar minucioso e irônico com o qual observava o dia a dia das ruas do Rio de Janeiro, material narrativo de sua predileção.

João do Rio cultivou diversos gêneros literários, como conto, a crônica, o teatro, o romance, a crítica, o ensaio e a tradução, destacando-se em todos, mas é na prosa curta, em especial como cronista jornalístico e contista, que deixou suas maiores contribuições para a literatura brasileira.  A antologia é organizada e apresentada pela professora Orna Messer Levin, do IEL-Unicamp, renomada especialista na obra de João do Rio.